sobre fé

ter fé é acreditar sem provas. acreditar que sim, que vai correr bem, que não nos vamos estampar nem cair. a fé é uma coisa que se embrulha na alma e no coração e que desfaz, um a um, todos argumentos e provas de que “não” que a razão vai buscar.

fé é antónimo de cinismo. é olhar para as coisas e para as pessoas com olhos limpos, não turvos. fé é quando a Mariana olha para mim e me agarra o dedo, sabendo – acreditando – que eu não a vou largar. é quando o Gonçalo me diz “isto vai passar”, numa pergunta sem interrogação. é quando alguém me pede “lês isto? sei que vais perceber e dizer o que pensas”, mesmo que só me conheça há dois ou três meses.

fé é acreditar. em nós e nos outros. e, se é bom ter fé, é melhor ainda sentir que os outros têm fé em nós.

é coisa para encher o coração. e para partir todos os argumentos e porcarias que a razão nos tenta enfiar na alma.

 

Deixe um comentário